Saúde psicológica dos estudantes do ensino superior debatida no Campus de Viseu

Instituto Piaget de Viseu organiza, no próximo dia 27 de abril, quinta-feira, um Encontro no âmbito do Projeto SPEES – Saúde Psicológica dos Estudantes do Ensino Superior em Viseu. Este projeto envolve, além do Instituto Piaget (na qualidade de entidade proponente do projeto), a Universidade Católica de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu.

O evento realiza-se no Anfiteatro 1, a partir das 14h, e prolonga-se até às 18h, sendo destinado, em primeira linha, a estudantes do ensino superior, docentes e profissionais de saúde, estando também aberto ao público em geral.

O encontro servirá para apresentar os primeiros resultados do Projeto SPEES; partilhar as tendências, desafios e inovações na intervenção nos cuidados psicológicos no ensino superior em Portugal e na Europa; e desenhar estratégias e assumir tarefas no domínio da saúde psicológica para as instituições do ensino superior de Viseu.

Como sabemos hoje, as alterações e as exigências desencadeadas pela recente pandemia da Covid-19 afetaram a saúde psicológica e bem-estar geral dos estudantes. Neste contexto, conferenciar sobre o estado da saúde psicológica dos estudantes do ensino superior é de reconhecida importância, não apenas para se identificar a dimensão das problemáticas, mas para se desenharem estratégias de apoio e intervenção preventiva. Em Viseu, as instituições de ensino superior uniram-se para investigar, debater e programar o apoio à saúde psicológica dos seus estudantes.

A participação na Conferência é gratuita, existindo a possibilidade de emissão de certificado de presença, através de inscrição no formulário disponibilizado abaixo e pagamento de 5€.

PROGRAMA

14h00 | SPEES – A Saúde Psicológica dos Estudantes do Ensino Superior em Viseu

– Paulo Alves | Instituto Piaget de Viseu

– Sofia Campos | Instituto Politécnico de Viseu

– Célia Ribeiro | Universidade Católica de Viseu

– Marisa Marques | Instituto Piaget de Viseu

15h30 | A Saúde Psicológica dos Estudantes do Ensino Superior em Portugal e na Europa

– Olga Cunha | RESAPES – Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior

– Jorge Pereira | ENOHE – European Network of Ombuds in Higher Education

16h30 | Coffee Break

16h45 | Saúde Psicológica e Bem-Estar para os Estudantes do Ensino Superior em Viseu

– Mara Almeida | Vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Viseu

– José Costa | Presidente do Instituto Politécnico de Viseu

– Aires de Couto | Presidente da Universidade Católica de Viseu

– Paulo Alves | Presidente do Instituto Piaget de Viseu

– Bruno Faria | Presidente da Federação Académica de Viseu

INSCRIÇÃO

Erro: Formulário de contacto não encontrado.

Projeto DigiSaúde entre os candidatos ao Prémio Nacional de Literacia em Saúde

O projeto do Instituto Piaget “DigiSaúde: Saúde Digital Intergeracional” foi um dos 55 candidatos ao Prémio Nacional de Literacia em Saúde, instituído pela SPLS – Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (Categoria 6 – Estratégias e intervenção de literacia em saúde no domínio da segurança e da capacitação do doente, das associações representativas de doentes e dos cuidadores).

Enquadrado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, este é um projeto intergeracional que visa promover a literacia em saúde da população sénior, através do desenvolvimento de competências digitais, no contexto de aprendizagens não formais.

O DigiSaúde prioriza metodologias participativas, guiadas pelos princípios da diversidade e flexibilidade pedagógicas, em que estudantes da área da saúde, com formação previamente ministrada por profissionais qualificados, explorarão recursos educativos multimédia abertos, em colaboração direta com os idosos, contribuindo para o alerta precoce, redução e gestão de riscos em saúde.

Recentemente, o projeto viu aprovada a sua candidatura ao Fundo de Apoio à Recuperação da Covid-19, uma iniciativa da autarquia de Vila Nova de Gaia para apoio às entidades que exercem atividade no concelho.

A sessão de entrega dos prémios da SPLS decorreu no passado dia 26 de março, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, tendo o Instituto Piaget sido representado pelo Prof. Gilberto Silva, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul. Apesar de o projeto não ter sido premiado, poderá ainda receber uma menção honrosa que lhe garantirá, não apenas o reconhecimento da sua qualidade, mas também uma maior visibilidade.

O projeto encerrará em fevereiro de 2025, com a realização de uma conferência final, aberta a toda a comunidade.