Projeto EPRIS retratado em tese de doutoramento

projeto EPRIS, de formação de reclusos em regime de e-learning, foi apresentado no passado dia 14 de setembro, no âmbito de uma prova de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, realizada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A candidata Ana Silva Machado defendeu a sua tese intitulada “Tecnologias Digitais na Aprendizagem ao Longo da Vida de Adultos em Contexto Prisional”, na qual o EPRIS é retratado. A professora Rita Barros, coordenadora do projeto e docente no Instituto Piaget em Vila Nova de Gaia, integrou o júri da prova, em representação do nosso Instituto.

Desenvolvido desde 2014, o EPRIS é um projeto de e-learning em contexto prisional, resultante de um protocolo de cooperação entre o Instituto Piaget, o Ministério da Justiça e a Santa Casa da Misericórdia do Porto. O principal propósito é o desenvolvimento de competências facilitadoras da reinserção social e laboral de mulheres reclusas.

O projeto tem vindo a ser desenvolvido, com assinalável sucesso, no estabelecimento prisional feminino de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. Explorando as potencialidades do e-learning como dispositivo de diferenciação pedagógica promotor de inclusão digital, o EPRIS tem permitido incentivar políticas centradas na atenuação de fatores de risco de exclusão social e laboral após o cumprimento da pena.

À nova doutorada Ana Silva Machado desejamos também as maiores felicidades nesta nova fase do seu percurso académico. 

XIII Bienal de Enfermagem acontece no início de outubro em modo on-line

Realiza-se de 2 a 4 de outubro, em formato online, a XIII Bienal de Enfermagem e V Simpósio Internacional de Enfermagem. O evento é uma realização conjunta do Instituto Piaget, através da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de V. N. de Gaia, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Brasil), através do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu.

O tema central escolhido para esta edição é “A Enfermagem na Saúde Global e no cuidado às pessoas em condições de vulnerabilidade”.

Tendo como público-alvo profissionais, académicos e alunos de Enfermagem e de Saúde em geral, o evento contará com convidados de diversas áreas e especialistas renomados do Brasil, de Portugal e de outros países.

O objetivo é proporcionar a reflexão e a discussão sobre a atuação dos profissionais de enfermagem na Saúde Global, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas, e com particular atenção às pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

Do programa de três dias – que pode ser consultado no site do evento em https://bienalenfermagemunesp.com.br/ – fazem parte diversas palestras, cursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.

O prazo para a apresentação de trabalhos científicos termina a 18 de setembro, podendo as condições e normas de participação ser consultadas clicando AQUI.

As inscrições e condições de participação estão disponíveis AQUI.

O evento será transmitido ao vivo na área do participante existente no site.

FLAD financia projeto do Piaget na área da psicologia e saúde mental

“Nós e os laços” é o nome do projeto de intervenção psicológica que o Instituto Piaget vai colocar em prática no ano letivo de 2023/2024 e que contará com o apoio financeiro da prestigiada FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

O projeto foi apresentado pelo Instituto Piaget de Almada, no âmbito do programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior, e destacou-se em todos os critérios de avaliação estabelecidos pela Fundação. O objetivo geral é reduzir o isolamento dos estudantes e aumentar o sentimento de pertença através do estabelecimento de relações significativas entre pares, seja com a comunidade académica, seja com a respetiva instituição de ensino.

Em termos práticos, pretende-se promover a criação de redes de suporte e o desenvolvimento de sentimentos de pertença, bem como a autoconfiança dos estudantes e as suas competências de relacionamento interpessoal, como o altruísmo e a empatia. Adicionalmente, o projeto servirá para aumentar a literacia em saúde mental em toda a comunidade académica.

O projeto será co-construído com os estudantes em Almada na fase de diagnóstico inicial que servirá para delinear as temáticas específicas a abordar, indo ao encontro das suas necessidades. Na execução contará com o envolvimento direto da respetiva Associação de Estudantes, designadamente ao nível de uma emissão de rádio.

O projeto será também multidisciplinar, envolvendo as várias valências e sinergias do Instituto Piaget em Almada, nomeadamente a Clínica de Psicologia existente no Campus, as licenciaturas em Psicologia e Desporto, e a Escola Superior de Educação. Estas valências contribuirão em diversas áreas, com ações específicas na promoção da saúde mental.

Tudo somado, é pressuposto que com este projeto o Instituto Piaget em Almada se possa constituir como um espaço privilegiado para o estabelecimento de relações e laços significativos dos seus alunos, criando atividades e estruturas que permitam a continuidade da intervenção após o fim do financiamento do projeto por parte da FLAD – e que conta também, nesta fase, com a chancela da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Do ponto de vista dos alunos, o projeto será tão bem sucedido se corresponder a três resultados esperados:

  • Redução do isolamento e solidão;
  • Aumento do bem-estar e de relações significativas com outros alunos do Campus;
  • Redução do estigma relacionado com a procura de ajuda psicológica e com a identificação de sinais de sofrimento psicológico.

Para a conceção deste projeto foi seguramente relevante a experiência de muitos anos do Instituto Piaget na formação de alunos na área da Psicologia. Uma experiência que começa ao nível do 1º Ciclo de Estudos, com a licenciatura disponível nos polos universitários de Almada e de Viseu, e dos dois mestrados lecionados atualmente nos mesmos polos: mestrado em Psicologia Social e das Organizações, em Almada, e mestrado em Psicologia da Educação e Aconselhamento, em Viseu.